Acesso para Médicos | Resultados de Exames


Informativos

HPV pode causar câncer de boca

O vírus é responsável por 30% dos casos da doença, que antes era relacionada somente ao consumo de cigarro.

O número de casos de câncer de boca vem crescendo nos últimos dez anos no Brasil. É uma doença agressiva que, em 80% das vezes, só é diagnosticada em estágio avançado. Por causa disso, em mais da metade dos diagnósticos, o paciente morre.

O oncologista Hezio Fernandes, diretor da unidade de São Paulo do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), conta que até pouco tempo a doença era diretamente relacionada com o fumo e o alcoolismo. “A associação entre bebida e cigarro ainda é responsável por grande parte dos diagnósticos, porém, há alguns anos temos notado um crescimento do câncer de boca causado por HPV, entre pessoas com menos de 40 anos, que nunca fumaram e não bebem excessivamente.”

Segundo um estudo feito em São Paulo, a infecção viral pelo HPV é responsável por nada menos que 30% dos casos da doença. A pesquisa, realizada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Universidade de São Paulo, aponta também que, decorrente do HPV, 70% dos pacientes é do sexo feminino, com idade entre 40 e 50 anos. Diferentemente de quando a causa é a mistura de fumo e álcool, quando atinge, na grande maioria, os homens.

 Já nos Estados Unidos pesquisas indicam maior incidência entre os homens.  Cerca de 7% da população dos EUA com idade entre 14 e 69 anos tem HPV oral, conforme uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association, com uma taxa de incidência de 10.1% entre os homens e 3.6% entre as mulheres.

A boa notícia é que os tumores na boca ligados ao HPV são normalmente menos agressivos e respondem bem ao tratamento. Porém, um diagnóstico precoce ainda é essencial para a sobrevida do paciente.

A dentista Ana Paula Venturini, especialista em estomatologia do Instituto Paulista de Cancerologia, conta que lesões de cor esbranquiçada e volumosas podem ser um sinal de alerta. “Mesmo se a ferida for indolor, não significa que não seja perigosa. É importante sempre observar a boca com cuidado. Caso a pessoa note alguma anomalia, caso de uma afta, ferida, inchaço vermelhidão ou mancha branca que não desapareça por mais de 15 dias, é hora de procurar o médico ou dentista.”

Fernandes lembra que a transmissão do HPV se dá através do sexo. “Antes, o vírus era associado somente ao câncer de colo de útero, vaginal, peniano e no reto, agora sabemos do risco do câncer de boca. Por isso, é essencial o uso de proteção no ato sexual. Os homens devem sempre usar o preservativo e as mulheres podem usar um filme plástico ou a camisinha feminina”, lembra o médico.

Fontes:

Matéria Extraída do Jornal  DIÁRIO DE SÃO PAULO - 15/10/2011  - Por MICHELI NUNES.
http://casademiqueias.webnode.com.br/news - 27/01/2012 14:25




© 2012 - Tesalab - Todos os direitos reservados.