Acesso para Médicos | Resultados de Exames


Informativos

A IMPORTÂNCIA DO PATOLOGISTA MUITO ALÉM DO QUE SE IMAGINA

A busca da completude

A revista  O PATOLOGISTA é uma publicação tirmestral da Sociedade Brasileira de Patologia voltada para os profissionais da área. Reúne vários artigos interessantes que, muitas vezes, pela exaustiva carga de trabalho do patologista no Brasil, passam despercebidos. 

Em sua última edição, porém, o periódico se superou e trouxe à tona o grau de importância do médico patologista a partir da simiaridade com a excelência exigida no caso de uma orquestra sinfônica, considerada uma das "mais completas do planeta".

O artigo é de autoria de Renato Santana de Jesus, na edição do segundo trimestre de 2015 - Revista O PATOLOGISTA.

Segue o trecho nobre da matéria:

 

"Considerada uma das melhores do mundo - e, para muitos, a melhor- , a Orquestra Real do Cioncertgebouw, de Amsterdã, alcançou tal status em função da primazia de todas as suas seções. Seja na divisão de cordas, sopro ou percussão, o Concertgebouw tem uma capacidade peculiar em tirar o melhor dos instrumentos, afiançando-lhe o título de uma das orquestras mais completas do planeta.

Essa mesma característica de completude, quando buscada na medicina, pode facilemente ser vista na patologia, uma especialidade abrangente e que exige conhecimento ao mesmo tempo amplos e profundos de seu praticante. Não é à toa, protanto, que o patologista é comumente denominado como o médico dos médicos."

 

Causa-nos satisfação cada vez que nos deparamos com tal reconhecimento, pois poucos tem conhecimento dos desafios e da resposnabilidade que é ser um Patologista com alta qualificação no Brasil.

 

Macaé, 12 de junho de 2015.





© 2012 - Tesalab - Todos os direitos reservados.